A genialidade da música erudita presente em uma das maiores festas populares do interior paulista. Esse contraste foi o que motivou a vinda do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Filarmônica Bachiana do SESI-SP à Ourinhos. A apresentação aconteceu na noite de segunda-feira, 09, no palco principal da 48ª FAPI (Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos) e emocionou o público de todas as idades.
O repertório destacou obras de compositores como Ludwig van Beethoven e Felix Mendelssohn, mas o momento mais especial da noite foi quando o maestro - superando as limitações físicas de movimentos das mãos - assumiu o piano e relembrou sua trajetória como concertista.
Em entrevista à imprensa, João Carlos Martins, demonstrou muita humildade e muita paixão pelo que faz. “Eu e minha orquestra buscamos dar ao máximo de si, como se cada apresentação fosse a última de nossa carreira”.
Sobre os problemas físicos que os obrigaram a encerrar a carreira de concertista, o maestro deixou uma lição de otimismo e superação. “Temos que fazer de cada adversidade uma plataforma para construir um futuro, jamais perder a palavra esperança e deixar que essa adversidade se torne um caminho para o abismo”.
EMOÇÃO FOI PREDOMINANTE DURANTE O ESPETÁCULO
A apresentação da Orquestra Filarmônica Bachiana do SESI SP sob regência do Maestro João Carlos Martins comoveu crianças, jovens e adultos. A pequena Laura, de 5 anos, estava fascinada ao ver e ouvir as belíssimas melodias orquestradas pelo maestro. “É muito bonito.”
A senhora Madalena Ribeiro manteve-se eufórica durante toda a performance. Foi a primeira vez que ela teve oportunidade de assistir uma apresentação tão grandiosa. “Foi lindo! Maravilhoso! Inexplicável! Acho que quem mais vibrou fui eu. É de arrepiar, é emocionante”, disse com entusiasmo.
Já Enzo Fittipaldi, elogiou o comportamento do público presente no recinto. “Adorei o público. Bastante gente educada. O pessoal adorou o show, prestigiou, soube aplaudir, soube escutar. Achei maravilhoso, estou orgulhoso da nossa cidade. Maravilhoso. Maravilhoso.”
Elisabete Mello já havia presenciado a primeira performance da Orquestra Filarmônica Bachiana do SESI SP e o maestro João Carlos Martins em Ourinhos, em 2010, e declarou-se fã do Maestro. “Como sempre, o maestro empolga a gente pela superação, entusiasmo de vida que ele tem e pelo virtuosismo. Estou muito feliz por ter vindo.”
SOBRE A ORQUESTRA BACHIANA SESI-SP
Mantida pelo Sesi-SP, a orquestra é formada por jovens e experientes músicos orientados por professores e artistas conceituados. Sob a direção artística do maestro João Carlos Martins, a orquestra representa uma ação relevante no apoio à música erudita e à formação e desenvolvimento das carreiras de instrumentistas. Assim, ao mesmo tempo em que contribui com a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, leva a música erudita a milhares de brasileiros.
Sua programação dinâmica abrange apresentações em numerosos municípios do interior paulista, periferias das grandes cidades e em renomados teatros. Seu alcance, portanto, é bastante diversificado, viabilizando a difusão e a valorização da música clássica de alta qualidade técnica e artística.
A Orquestra Bachiana Sesi-SP soma-se, assim, ao acervo de programas culturais e artísticos da instituição, complementando uma das mais abrangentes ações de responsabilidade social do país.
Após diversas temporadas pelo Brasil, encantou o público em turnês nos Estados Unidos em quatro atuações nos templos da música mundial: o Carnegie Hall e o Lincoln Center, ambos em Nova York.