Uma grande novidade na área da saúde de Ourinhos: a cidade está recebendo 11 médicos cubanos do Programa Mais Médicos do Governo Federal, que vão trabalhar exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde do município.
“O secretário de saúde André Mello foi hoje até São Paulo para recepcionar os médicos. Estamos muito satisfeitos em termos aderido ao programa do Governo Federal. Tenho certeza que a população ficará satisfeita, pois teremos 33 horas a mais de atendimento médico por semana nas unidades básicas de saúde”, ressalta a prefeita Belkis Fernandes.
Nessa semana chegarão 10 médicos, sendo oito mulheres e dois homens. Nos próximos dias chegará o 11º. “Faremos um grande trabalho de conscientização com a população, pois a UPA deve ser utilizada somente nos casos de urgência e emergência. A população precisa utilizar a rede básica de saúde no dia a dia e agora com esse aumento no número de médicos, tenho certeza que teremos um grande avanço”.
O Secretário André Mello explicou como foi o processo para inscrição no Mais Médicos. “No ano passado Ourinhos fez a inscrição no primeiro ciclo e agora fomos contemplados no quarto ciclo com profissionais da área médica que virão para Ourinhos pelo programa Mais Médicos, instituído pela Medida Provisória nº 1.621 e pela portaria interministerial nº 1.369 de 08/07/2013 que implanta o programa que é pautado justamente nessa falta de disponibilidade de mão de obra médica no Brasil e médicos na atenção básica sempre são bem vindos. O programa vem contemplar nossas 11 principais unidades básicas de saúde. Primeiramente eles terão o período de adaptação na cidade, receberão treinamento, além dos treinamentos sobre o sistema de saúde que eles já tiveram no Ministério da Saúde e neste dia 16 vamos recepcioná-los em São Paulo, depois eles vem para Ourinhos onde já temos uma casa mobiliada para eles com todo conforto necessário, totalmente custeada pelo município, que ao aderir ao Mais Médicos tem como responsabilidade a moradia, alimentação e transporte desses médicos. Ainda essa semana vamos encaminhar um projeto de lei para a Câmara, para que seja apreciado em regime de urgência e possamos ter esse auxílio para eles, além daquilo que o governo de Cuba e o Governo Federal repassam”
Os médicos cubanos terão primeiro o período de adaptação, depois conhecerão toda a rede municipal de saúde, as secretarias municipais, a cidade, para que a partir do dia 28 de abril possam iniciar seu trabalho nas Unidades Básicas de Saúde.
Médicos atuarão na Atenção Básica, o que vai contribuir para desafogar demanda da UPA
Segundo o secretário de Saúde, com as UBS’s contando com mais profissionais à disposição da população, pretende-se desafogar o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Verificamos que dentro das diretrizes do Ministério da Saúde, as quais a UPA segue, tem as diretrizes quanto as classificações de risco, com as cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul e mais de 50% dos que procuram a UPA são classificados como azul. Assim, a partir do dia 1º de maio, aqueles que forem classificados com azul na UPA serão contra referenciados para as Unidades Básicas de Saúde. Se havia a alegação de que não haviam médicos nas UBS’s, embora tenhamos médicos em todas as unidades, que em sua maioria atende na parte da manhã, teremos médicos no período integral que poderão atender a população, assim não há mais necessidade dos que são classificados como azul na UPA de irem lá e sim às unidades de saúde”, informou André Mello.
Capacitação dos médicos
Todos os médicos cubanos que virão para Ourinhos são capacitados na área de Saúde da Família, sendo disponibilizados para atendimento da Atenção Básica. “A competência do município é investir na Atenção Básica para que, cada vez mais, não tenhamos pessoas abarrotando nossa média e alta complexidade e nossas portas de urgência e emergência”, acrescentou o secretário de Saúde.
Os médicos cubanos atuarão em Ourinhos na Atenção Básica especificamente. “Eles não podem atender na Santa Casa, na UPA, não podem trabalhar no SAMU, enfim, são exclusivamente para Atenção Básica. Vamos verificar as necessidades das nossas UBS’s para termos esses médicos à disposição, para que possamos aproveitá-los até às 17 horas, pois no período da tarde principalmente, as unidades básicas ficam vazias, sendo essa uma realidade que vai mudar agora”, frisou André.
Questionado sobre a confiança que a população ourinhense pode depositar nos médicos de Cuba, André Mello foi enfático quando a qualificação dos profissionais. “É inegável a fama e a qualidade dos médicos cubanos. Eles foram os articuladores da estratégia, desenvolvida hoje em vários países do mundo quanto a Saúde da Família. Eles são preparados para isso, são médicos para a Atenção Básica. Hoje vamos contar com uma estrutura privilegiada. Eles têm um contato humano e se houver necessidade de encaminhamento para alguma especialidade, nosso corpo técnico encaminha para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que no ano passado realizou mais de 19 mil consultas e 22 mil exames. Evidentemente que isso traz uma sensação da rede estar muito bem estruturada e preparada, dando tranquilidade à todos”, concluiu o secretário municipal de saúde.