A Polícia Militar abriu concurso para preencher 2.000 vagas de soldado de 2ª classe para reforçar a segurança nas ruas de São Paulo. O edital foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado. O início da seleção foi autorizado pelo governador Geraldo Alckmin.
As inscrições estarão abertas a partir das 10 horas de 21 de outubro e vão até às 16 horas de 22 de novembro deste ano, exclusivamente pela internet, no http://www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 50.
O processo seletivo vai reforçar o efetivo da PM e a segurança nas ruas do Estado. Após aprovados em todas as etapas do concurso, os alunos passam pelo Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano, na Escola Superior de Soldados (ESSd).
Requisitos
Para concorrer é necessário ter concluído o Ensino Médio, ser brasileiro, ter no mínimo 18 e no máximo 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não possuir antecedentes criminais.
É preciso também ser habilitado nas categorias “B” a “E”. Se for agente público, não ter respondido ou estar respondendo a processo administrativo. Os homens devem ter no mínimo 1,65 m de altura, e as mulheres 1,60 m.
Provas
Os candidatos serão avaliados em prova escrita com questões de alternativa e redação. Serão submetidos à avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológico, além de passar por um detalhado processo de investigação social e análise de documentos e títulos.
Concursos em andamento
Atualmente, estão em andamento outros dois processos seletivos para o cargo de soldado de 2º classe, um com 2.369 vagas e previsão de ser concluído em janeiro, e outro com 1.700 vagas, que deve ser concluído no mês que vem.
Há ainda seleção de 220 alunos oficiais, que concorrem a uma vaga no curso de formação na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. O processo de seleção será concluído em janeiro.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA