Em despacho no final da tarde desta segunda-feria,26, o juiz do Cartório Eleitoral de Barueri, Raul Bueno Filho ordenou a realização de novas eleições na cidade de Santana de Parnaíba.
O novo pleito deve acontecer em 90 dias. Quem decidirá a data será o juiz.
No despacho também ficou decidido que o prefeito cassado Marmo Cezar (PSDB) e o vice-prefeito Boreli não poderão se candidatar nessas eleições.
O presidente da câmara, Elvis Cezar (PSDB), assumiu na última terça-feira, a prefeitura de Santana de Parnaíba, ele é um dos prováveis nome na nova disputa. Do lado do Democratas, o nome que sairá para prefeito é de Silvinho Peccioli, fica apenas a dúvida de quem será o candidato a vice.
O Instituto MAS, coordenado pelo sociólogo e cientista político Marcos Agostinho, divulgou na quarta-feira,21, pesquisa sobre a provável disputa eleitoral. A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de junho com 404 moradores da cidade.
Em todos os casos Marmo Cezar seria reconduzido ao cargo de prefeito. Na pergunta espontânea, os entrevistados citaram os nomes de Marmo Cezar (PSDB), Silvinho Peccioli (DEM) e Elvis Cezar (PSDB). Marmo foi lembrado por 46%, enquanto Silvinho teve 25% das citações. Em terceiro lugar aparece Elvis Cezar com 1,5%. Outros somam 1%. Votariam nulo e branco 9,4% do eleitorado e 17,1% não sabem.
Para Marcos Agostinho, os dois candidatos precisam mudar algumas atitudes. “Cezar vai ter que se elitizar e Silvinho se favelarizar”, aponta o coordenador da pesquisa.
O tucano vence em quase todos os bairros, menos em Alphaville (Silvinho tem 34% das intenções dos votos contra 22% de Cezar) e no bairro 120 onde os dois empatam. “Em 40 dias de campanha (no caso de novas eleições, esse será o tempo de campanha), vai ser difícil reverter essa situação, vai ser uma disputa apertada, mas vai favorecer quem está no poder”, finaliza o sociólogo Marcos Agostinho.
Fonte: Correio Paulista