Bailado de Ourinhos recebe 12 Premiações na Letônia 06/07/2013
ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO
Publicado em 23/03/2016

O Centro Cultural Irmãos Quagliato (CCIQ) em parceira com a Escola Municipal de Bailado de Ourinhos (EMBO) representaram o Brasil no 13th International Choreographic Festival Competition, que aconteceu entre 22 e 25 de Junho na cidade de Jurmala, na Letônia. As apresentações do Festival foram realizadas na sala de concertos Dzintari Koncertzale, a qual virou ponto de encontro anual entre centenas de jovens bailarinos.

A viabilização da participação do bailado de Ourinhos no Projeto 13th International Choreographic Festival Competition foi possibilitada por meio do patrocínio da Copersucar e da USL-Usina São Luiz, através do ProAc-Programa de Ação Cultural, do Governo de São Paulo, e contou com o apoio cultural da Prefeitura de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura.

O grupo teve uma participação muito expressiva, já que o mesmo levou 10 trabalhos para o Festival e venceu com 9. Além disso, o conjunto recebeu ainda 3 prêmios adicionais: Melhor Performance de Grupo, Melhor Coreógrafa para Adriana Pinheiro e Direção Artística para Vanderley Silva, somando o total de 12 premiações.

Nesta edição o festival contou com participantes de países como: Letônia, Israel, Turquia, Estônia, Itália, Ucrânia e da Federação Russa, além do Brasil, que teve a sua primeira participação no evento, sendo representado pelo grupo de Ourinhos. A participação do grupo brasileiro foi muito festejada pela organização e também pelos demais participantes de outros países, pois todos os grupos queriam tirar fotos com a delegação ourinhense.

As performances                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Os ourinhenses encantaram o júri, mas o carisma e a simpatia típica dos brasileiros também arrebataram os concorrentes, que reverenciaram o conjunto dos trabalhos realizados com dezenas de elogios e cumprimentos.

As performances do “Festival Arabesk” foram nos estilos de ballet clássico, neoclássico, hip-hop, jazz, contemporâneo e danças folclóricas, sendo a organização do evento liderada pela ex-bailarina Julia Tihomirova. A produtora realiza concertos, master-classes e outros festivais internacionais de dança em países como Itália e Bulgária.

O diretor artístico Vanderley Silva destacou a repercussão do grupo brasileiro. “O evento tem uma particularidade onde realiza no último dia, um desfile em uma de suas principais ruas, a Jomas Iela, onde todos os participantes caminham juntos com as bandeiras de seus países. O trajeto também foi palco para representantes do Brasil, nossos bailarinos de Ourinhos, que com a típica alegria do povo brasileiro novamente roubaram a cena. Além de ter sido muito aplaudido, também foi acompanhado por muitos estrangeiros, que filmavam e tiravam fotos do grupo, e alguns mais corajosos, até tentaram sambar com passos desajeitados”, destacou.

No tradicional concerto de gala dos laureados do festival, os ourinhenses estiveram também entre os que mais se apresentaram, onde foram convidados a participar com 6 coreografias.

As coreografias premiadas na Letônia foram: Dança do Bambu, Festa do Guerreiro, Jota-Alma da Espanha, Lemaitre, Pas de Troix dos Mirlitons, as variações; Paysant (Gabrielly J. Francisquinin), La Fille Mal Gardée (Amanda R. Pereira), Basílio (José Ailton Junior) e o solo Strings for a body (Isabele D. Giorge). Os trabalhos foram assinados por Adriana Pinheiro, Aline Frederico, Christian Casarin, Daniel Mendonça, Jorge Teixeira, Luana Spindola e Vanderley Silva.

Retrospectiva

Atuando em parceria há 7 anos, o Centro Cultural Irmãos Quagliato e a Escola Municipal de Bailado de Ourinhos tem demonstrado o seu potencial ao acumular diversos prêmios e conquistas, obtendo inclusive êxito internacional tendo o seu trabalho reconhecido num dos mais respeitados concursos de dança da Europa, o 7th Tanzolymp, que é realizado em Berlin-Alemanha. No exterior, a trupe ourinhense também já representou o Brasil entre os 55 países participantes da 14th Gymnaestrada Mundial, que aconteceu na Suíça em 2011.

Também em conjunto, a formação CCQI e da EMBO foi premiada no ano passado com o 1º e o 2º lugar nos maiores concursos de dança do país, sendo respectivamente no 20º Passo de Arte Nacional e Internacional de Indaiatuba-SP e no maior festival de dança do Brasil e do mundo, o Festival de Dança de Joinville. O selecionado ourinhense foi novamente classificado para participar dos mesmos eventos nas edições deste ano.

Comentários