Palco de Eventos "Mestre Lallo de Freitas" é inaugurado na Praça Mello Peixoto 01/07/2013
ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO
Publicado em 23/03/2016

No início da noite do último sábado, 29, a Prefeitura de Ourinhos em homenagem a um grande artista inaugurou o Palco de Eventos “Mestre Lallo de Freitas” na Praça Mello Peixoto.

 Estiveram presentes a prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, o secretário municipal de cultura Fernando Henrique Mella Ribeiro, “Cavezali”, a diretora da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos Terezinha de Paula, a “Tiririca” e os secretários José Claudinei Messias (Desenvolvimento Econômico) e Maria Tereza Paschoal de Moraes (Educação).

Quem também esteve presente foi o arquiteto e coordenador de Urbanismo da Prefeitura Gustavo Gomes e a professora Karina Zimmermann, grandes mentores da homenagem a Lallo de Freitas, que deu seu nome ao Palco de Eventos da Praça Mello Peixoto de acordo com a Lei nº 5.838 de 29 de agosto de 2012, de autoria do vereador Edvaldo Lúcio Abel.

Belkis falou sobre a homenagem ao Mestre Lallo. “O Lallo foi um divisor de águas na dança em Ourinhos. Hoje a nossa dança é referência no Brasil e no exterior e essa homenagem é o reconhecimento desse trabalho. Muito obrigada a todos pela presença e que Ourinhos continue se destacando na área da dança, da música e da cultura”.

O secretário Fernando Cavezali também falou sobre a importância de Lallo na história da Dança em Ourinhos. “O Lallo era uma pessoa muito querida, que primava pela sua arte acima de qualquer coisa. Deixamos aqui sua marca de qualidade e amor ao que ele fazia, então nada mais justo que essa homenagem”, destacou.

         A inauguração do Palco de Eventos integrou a programação do III Fórum de Dança de Ourinhos organizado pela Prefeitura de Ourinhos, Secretaria Municipal de Cultura e Escola Municipal de Bailado.

 Quem foi Lallo de Freitas

Catalino de Freitas Hernandes, o ''Mestre Lallo de Freitas'', nasceu em 25 de novembro de 1944, em Assunción no Paraguai. Começou a dançar aos 6 anos de idade, fazendo Folclore espanhol e paraguaio.

         Em suas apresentações, dançava instintivamente, pois ainda não tinha conhecimento dos estilos de dança e nem de música, apenas dançava e imitava. Começou então a ser convidado para dançar em clubes e espetáculos. Usava muito do improviso, e as pessoas se encantavam com ele.

         Lallo não era somente apaixonado pela dança, mas também pela música e literatura. Aos 12 anos de idade já lia livros de Platão. O Paraguai ficou pequeno, ele queria crescer. Sua família, percebendo isso, o incentivou a ir para Buenos Aires, Argentina. Logo depois que se mudou para lá, entre os 13 e 14 anos de idade, entrou para uma Escola de Filosofia.

         Ainda aos 14 anos, começou a estudar Arte em Buenos Aires e ingressou em um projeto social chamado Universidades Populares Argentinas, onde iniciou seus estudos de balé clássico, com Carla Verona. Lallo também trabalhou em uma movelaria, onde desenhava móveis. Aprendeu esse ofício na Escola Vocacional Americana, quando ainda morava no Paraguai.

         Ainda cursando a Escola de Filosofia, começou a encenar peças e musicais infantis para ganhar dinheiro.

         Lallo teve contato com os primeiros bailarinos do Teatro de Colón de Buenos Aires, e passou então a integrar o Corpo de Baile do Teatro.

         Quando se mudou para a Europa, estudou com o professor Vladimir Lupof, na Itália. Na Áustria, onde permaneceu muito tempo, foi aluno do Mestre Carlos Gacio. Fez parte do Corpo de Baile do Teatro de Viena, do Teatro Estatal de Ausburgo e da Companhia Dortmund, na Alemanha. Viajou pela Europa, aprimorando seus conhecimentos em danças populares e folclóricas, especialmente as danças espanholas.

         No Brasil, foi bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em São Paulo, participou da fundação do Ballet Stagium, além de atuar no Teatro Municipal de São Paulo.

         Lallo veio para Ourinhos na década de 1980, como coreógrafo e professor do grupo JOAA – Jovens Ourinhenses Amigos da Arte, e dirigiu a Companhia de Dança de Ourinhos. Foi, desde a sua fundação, professor e coreógrafo da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos, onde formou muitos bailarinos e conquistou muitos prêmios, elevando assim a dança ourinhense no cenário nacional.

         Durante os anos que se seguiram, Mestre Lallo auxiliou a Escola Municipal de Bailado de Ourinhos, na área de pesquisas folclóricas. Em 2004, começou a montagem da peça “Carmen”, porém, seu estado de saúde não permitiu que continuasse.

         Em 2005, foi-lhe prestada uma homenagem, por alunos, ex-alunos e amigos, no Teatro Municipal Miguel Cury, onde foram remontadas algumas de suas obras mais premiadas. Em 2006, seu estado de saúde se agravou. Mestre Lallo de Freitas veio a falecer, em decorrência de um câncer de pele, aos 62 anos, no dia 15 de maio de 2007.

{album=284}

Comentários