Nesta sexta-feira dia 24 maio de 2013 estiveram representado o município de ibirarema, os funcionários da Prefeitura Fabio Jose de Oliveira e Roseli Rocha Julião onde participaram do evento na Barra Funda - SP no Memorial da América Latina no Programa São Paulo em busca das crianças e adolescentes desaparecidos, que foi lançado um conjunto de ações voltadas para prevenção e a localização de crianças e adolescentes desparecidos no Estado.
O Governo do Estado de São Paulo, ciente da gravidade representada pelos 9 mil casos anuais de desaparecimento de crianças e adolescentes, mobilizou suas secretarias e convidou a sociedade civil para juntos coordenarem um programa com múltiplas ações de prevenção, sensibilização, esclarecimento e busca. Dentre as ações previstas, torna-se obrigatória a foto periódica de alunos até 16 anos matriculados em escolas públicas e de crianças e adolescentes que frequentem instituições de saúde e/ou que utilizem unidades de esporte. A foto ainda é a melhor e mais rápida forma de localização de uma pessoa desaparecida. Entretanto, crianças mudam de fisionomia rapidamente, sendo necessário o arquivo periódico dessas imagens. A foto atualizada, disponível nessas instituições, será acessada também pela polícia assim que a família registrar o Boletim de Ocorrência do desaparecimento, e possibilita que sejam realizados processos de progressão da imagem para estimar a fisionomia atual da criança, mesmo que o desaparecimento tenha ocorrido há vários anos. A polícia de São Paulo já realiza procedimentos de envelhecimento de fotos em 3D e, desde 2012, esse serviço está disponível para toda a população desde que os familiares possuam fotos dos desaparecidos em diferentes idades.
“Muito proveitoso esse dia no Memorial da América Latina, as palestras foram magníficas, mas o que foi chocante e me deu grande tristeza fui ouvir o depoimento de mães que tem seus filhos desaparecido á mais de vinte anos e mesmo assim continua na busca e na espera por eles! Acredito que com essa iniciativa do governo juntamente com os municípios de forma um banco de dados com as fotografias de crianças para que posteriormente um dia essa venha desaparecer, vão ajudar muito na busca por essas vitimas.” Concluiu a Conselheira Tutelar Rose.
“O Programa que nos foi apresentado tem uma imensa importância ajuda as mães na esperança de encontrar seus filhos desaparecidos.” Enfatizou Fabio Oliveira.