Pensando na qualidade de vida de sua população, Ourinhos conta na área da Saúde com o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), que é um programa municipal, que presta atendimento aos pacientes do SUS em suas residências, com todas as garantias de continuidade dos cuidados à saúde.
Atualmente, 173 pacientes estão cadastrados, mas o SAD faz avaliações diárias para novas admissões, sendo que o serviço pode ser solicitado através de encaminhamento médico, que pode vir do CAPS, Hospital (Santa Casa), UPA, UBS, PSF, AME, ou da própria residência do paciente.
Segundo a pediatra e médica da família Drª Kátia Faria Alves de Azevedo, o SAD é substitutivo ou complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada. “Com a redução do período de permanência de pacientes internados, conseguiremos dar maior autonomia a eles e descongestionar os hospitais, liberando mais leitos para outros usuários do SUS”.
O secretário municipal de Saúde André Mello explica que a Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestada em domicilio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às Redes de Atenção à Saúde, como: Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento - UPA, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Santa Casa de Ourinhos, Hospital de longa permanência de Salto Grande e Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.
A Drª Azevedo falou também sobre a importância do Atendimento Domiciliar na recuperação do paciente. “Pacientes em pós operatório recebem o atendimento em casa em relação à realização de curativos de feridas operatórias, reabilitação motora com fisioterapia no domicílio, para voltarem a ser inseridos em suas atividades diárias. Pacientes com doenças crônicas incapacitantes não precisam se deslocar ate uma unidade de saúde para atendimento médico/ enfermagem/ fisioterapia. Realizamos ainda dispensação de materiais necessários para realização de curativos, medicações e receitas de uso contínuo, permitindo à família acesso facilitado a esse serviço”, informou.
Durante a semana, o horário de atendimento do SAD é das 07h às 19 horas, aos sábados e domingos, com plantão à distância para técnicos de enfermagem, o serviço funciona no mesmo horário.
A equipe do SAD é composta por composta por: 01 médico, 02 enfermeiras, 01 fisioterapeuta e 04 técnicas de enfermagem.
Saiba mais sobre o SAD
Quem pode ser atendido e como o serviço do SAD pode ser solicitado?
• O Paciente deve ter cuidador próprio providenciado e/ou contratado pela família,
• Ser portador de doença crônica invalidante ou terminal sem indicação para internação hospitalar,
• Ser portador de doença crônica ou agudizada, comprometendo a funcionalidade do paciente,
• Alta Hospitalar para medicações EV, IM, SC, dentro do horário preconizado de atendimento,
• Pacientes com ostomias, Sondas nasoenterais, lesões traumáticas e úlceras (varicosas, arteriais, pressão), que tenham dificuldade de acesso (mobilidade) a rede básica,
• Ter consentimento informado e assinado pela família e equipe do SAD, devendo ter as duas partes concordado com o atendimento.
• Estar dentro de um dos critérios de admissão do SAD: AD1, AD2 e AD3, após classificação da equipe na visita de avaliação.
Para usufruir do SAD o paciente pode enquadrar-se em uma das seguintes 3 níveis de assistência domiciliar, divididas emPrimário – Destina-se aos usuários com problemas de saúde controlados ou dificuldade de locomoção; Secundário - Destina-se aos usuários que necessitam de maior frequência de cuidados e acompanhamento contínuo; possuam problemas de saúde e dificuldade e ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade e Terciário - Destina-se aos usuários com necessidade de maior acompanhamento contínuo e uso de aparelhos, neste caso é imprescindível a presença do cuidador por 24 horas.
Como é desenvolvido o trabalho da equipe no atendimento domiciliar?
São realizadas visitas de enfermagem de acordo com a classificação dos níveis Primário, Secundário e Terciário, de formas mensais, quinzenais e semanais. Durante as vistas o paciente é avaliado clinicamente seja pelo médico ou pela enfermagem, onde são observados fatores como condições de higiene, nutricional, emocional, avaliação de feridas e prevenção da mesma com orientação sobre mudanças de decúbito.
Se durante a visita surge a necessidade de avaliações específicas, contamos com a EMAP (Equipes Multiprofissionais de Apoio), composta por Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga e Nutricionista.