Em Ourinhos Universos e Reis de Fumaça são os espetáculos desta quarta-feira 21/05/2013
ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO
Publicado em 23/03/2016

Nesta quarta, 22, a 5ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas apresenta duas montagens. A primeira, às 18h, é Reis de Fumaça, da Companhia do Feijão, e será realizada na Praça Melo Peixoto. Universos, produção do grupo Núcleo Experimental, será apresentada às 21h, no Teatro Municipal Miguel Cury 

A Companhia do Feijão já é bastante conhecida do público ourinhense. Presente em outras duas edições da Mostra Sérgio Nunes, esta é a primeira vez que o grupo traz uma montagem de rua para o evento. Reis de Fumaça reúne textos, músicas, danças e depoimentos ligados à cultura popular, desenvolvendo-se sobre dois movimentos: o íntimo, com contatos individuais entre atores e público, e o espetacular, com recriações livres dessas manifestações.

Já a peça Universos conta a história de amor entre uma cientista e um apicultor. Desse improvável encontro, o dramaturgo inglês Nick Payne traça uma miríade de probabilidades, encontros, desencontros e reencontros, em infinitos desdobramentos através de cenas que se repetem em looping. O formato inusitado e dinâmico da peça é um espelho de seu conteúdo. Melissa, a cientista, é quem explica a Roger o conceito de multiversos: universos paralelos em que, “a qualquer momento, vários resultados podem coexistir simultaneamente". Com linguagem ágil e lúdica que adiciona humor ao texto, a peça trata de questões humanas pungentes como destino e livre arbítrio, quando o jovem casal se depara com a iminência da morte.

Oficina de iluminação cênica

Começa também nesta quarta, a oficina ministrada pelo técnico em iluminação e sonoplastia Marlon William Silva. Ele vai falar sobre os conceitos principais de iluminação, sua história, e também sobre equipamentos, refletores, lâmpadas, e projetos para iluminação cênica. A oficina vai acontecer no Núcleo de Arte Popular até o próximo dia 24.

A Mostra

A 5ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas é um evento realizado pela Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura. O evento privilegia a participação de grupos que se dedicam à pesquisa teatral. Com espetáculos para teatro de palco Italiano, de Arena ou de rua para adultos e crianças. A programação mantém a diversidade de propostas e as apresentações a preços populares. O evento recebeu este nome em homenagem a Sérgio Nunes, um incentivador das artes em Ourinhos. Considerado um multiartista, Nunes era teatrólogo, artista plástico, diretor e fundador do grupo de teatro Soarte. Sérgio Nunes morreu em 2008, vítima de sérios problemas de saúde.

Comentários