SCRP Campanha de doação de medula óssea é um sucesso 12/03/2013
22/03/2016 20:12 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

No último sábado, 9, aconteceu a campanha para cadastro de doador de medula óssea em Santa Cruz do Rio Pardo. A campanha deu resultados satisfatórios. Compareceram ao posto de Saúde da avenida Tiradentes 120 pessoas para colher sangue e fazer parte do cadastro nacional de doadores.

O procedimento é simples, como as amostras de sangue retiradas para exames comuns. Essas amostras são enviadas a um laboratório especializado que faz um exame de histocompatibilidade. O resultado e os dados pessoais dos candidatos a doadores vão para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

As informações genéticas do doador e dos pacientes serão cruzadas. Quando houver um paciente compatível, outros exames serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, o candidato será consultado para confirmar que deseja fazer a doação. No entanto, a compatibilidade é muito rara. Atualmente a chance de se encontrar um doador compatível é de uma em cem mil ou até uma em um milhão. O aumento no número de cidadãos cadastrados ajuda a diminuir esse índice.

COMENTÁRIOS