O dia do agricultor é comemorado no dia 28 de julho, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960.
O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país.
Com isso, fez uma demonstração do respeito que o trabalho braçal possui, sendo merecedor de respeito e de manifestações de agradecimento pelos trabalhadores.
E para comemorar o dia da principal atividade econômica do país o Sindicato Rural de Ourinhos realizou uma bela comemoração, durante o período vespertino houve uma palestra ministrada pelo Sebrae com o tema “Como vender para o Governo”, e a noite contou com uma belíssima cerimônia para homenagear o homem do campo tendo a presença ilustre de Fábio Salles Meirelles, presidente da Faesp, além de diversas autoridades do município o Anfitrião do evento Eduardo Luiz Bicudo Ferraro, o Brigadeiro; em um discurso inflamado destacou a importância da agricultura e questionou a falta de interesse do governantes pela classe, que na maioria das vezes os benefícios se resumem no financiamento de tratores.
Como não poderia ser diferente mais uma vez o SRO fez uma demonstração de solidariedade e quem compareceu doou um kilo de alimento que posteriormente serão doados a uma entidade filantrópica da cidade.