O astronauta brasileiro, coronel Marcos Pontes, esteve em Ourinhos na última terça-feira, 15, para visitar o amigo da Polícia Militar, capitão Augusto Rosa, e aproveitou a oportunidade para reforçar o apoio à coleta de ficha de apoiamento do Partido Militar Brasileiro (PMB) que vem sendo realizado em todo o país para a homologação da sigla junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Marcos Pontes é um dos principais incentivadores do Partido Militar, idealizado pelo ourinhense Capitão Augusto. Em entrevista à imprensa, o astronauta destacou a importância da participação de militares no processo político do país. “Acho importante a participação dos militares nesse contexto da política, pois com certeza eles poderão agregar muito a sociedade. É importante você ter um partido que represente uma categoria que está no país inteiro. Isso é extremamente positivo dentro de uma democracia”.
Pontes fez questão de enaltecer o empenho de Capitão Augusto para a formalização do partido. “O Augusto é um cara extremamente determinado, criar um partido não é fácil, principalmente quando você tem uma legenda associada à classe militar, é um trabalho que demora um tempo, mas ele tem realizado um belo trabalho e esperamos que o partido decole muito em breve e tenha candidatos na próxima eleição municipal”.
Visita à prefeita Belkis
Marcos Pontes e Capitão Augusto participaram também de uma reunião com a Belkis Fernandes, vereadores e secretários municipais. O astronauta recebeu convite para ministrar uma palestra na 48ª FAPI e organizar a Olimpíada “Astropontes” no segundo semestre em Ourinhos.
A olimpíada integra um projeto social da sua Fundação, envolvendo atividades voltadas para os alunos das escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico, nas áreas de ciência e tecnologia. O objetivo é identificar jovens talentos nas diversas áreas de conhecimento.
“A Fundação tem vertentes na Educação e no desenvolvimento sustentável que a gente procura levar para as cidades do Brasil. As olimpíadas abrangem diversas atividades como robótica, foguetes, pipas, aerodinâmicas, concursos culturais. Isso é bacana para reunir a família e descobrir novos talentos. Vamos ver se dá certo de trazermos para Ourinhos no próximo semestre”, disse o astronauta.
A prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, ressaltou que o município estará empenhado na realização do evento. “A proposta dessa olimpíada, por meio da Fundação Marcos Pontes, é interessante pois tem o foco na educação para potencializar a ciência e tecnologia. Com isso, ele vai estimular outras vertentes de referência aos estudantes. É uma proposta que já foi desenvolvida em Bauru, onde há uma participação do lúdico com a ciência e tecnologia com o universo da criança. Consideramos essa iniciativa de extrema importância e esperamos viabilizar esse evento”.