Na manhã desta 4ª feira, 08, as entidades participantes da organização do evento realizaram uma coletiva com a imprensa ourinhense para tratar dos assuntos pertinentes a feira, em primeiro lugar ficou definido que não haverá mais um presidente, e sim um grupo intitulado G FAPI, liderado pelo empresário Celso Zanuto e cuidará de todos os preparativos do evento.
O QUE MUDARÁ NA ESTRUTURA
Segundo Celso o evento passará para mudanças para se adequar a novas normas de segurança e oferecer melhores acomodações aos visitantes, itens como praça de alimentação e os shows serão remanejados para que haja melhor mobilidade, o show acontecerá onde hoje é realizado o Rodeio com mostra o infográfico. O espaço é bem maior, e devido a sua arquitetura proporcionará melhor acústica para os shows.
HOSPITAL DO CANCER FICARÁ COM O LUCRO DA FESTA
Diversas entidades Ourinhenses farão parte da 48ª FAPI, no entanto nenhuma delas ficará com o lucro que será doado ao Hospital do Câncer de Ourinhos, mantido hoje pela santa casa, segundo Celso Zanuto (Diretor da AIOR e Presidente da Santa Casa) Nesse novo modelo de FAPI toda a renda será doada com Hospital do Câncer, “Acho que isso é mais uma cereja no bolo que vem ajudar o povo, é um evento de lazer e cultura mas também uma festa que agregará valores para ajudar a subsidiar o Hospital do Câncer” finalizou o empresário.
SHOWS AINDA NÃO FORAM DEFINIDOS
Zanuto disse que as contrações dos artistas dependem da verba que será arrecada.: “ Os shows serão os mesmos? Não Sei. Depende do que conseguiremos arrecadamos arrecadar.
A negociação fica por conta da secretaria de cultura; o Secretário Fernando Cavezali por sua vez disse que disse que devido ao fato de verba final ser revertida ao Hospital do Câncer de Ourinhos a facilidade para negociação será maior, pois vários artistas renomados realizam show em diversas cidades em pro a essa causa.
Outro assunto pautado pelo secretário foi o palco alternativo que será colocado junto à praça de alimentação, onde os artistas regionais irão se apresentar, este espaço contará com apresentação de diversos estilos musicais, dando assim oportunidade a todos.
SAIBA QUEM FAZ PARTE DO G FAPI
Com o evento não terá presidente em uma eventual fatalidade que ocorra os responsáveis pela Feira Serão: Prefeitura de Ourinhos, Câmara Municipal, Sindicato Rural (responsável pela parte de agropecuária), AERO (responsável pela parte de estrutura e projetos), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (responsáveis pela segurança), secretária da cultura (responsável pelas atrações artísticas), dentre outras entidades, onde cada responderá pelo seu setor.
PALAVRA DA PREFEITA
Segunda a Prefeita Belkis Fernandes, haverá uma grande receptividade da população: Eu acredito que a população vai acolher a festa de uma forma positiva, pois a renda dessa FAPI será revertida para o Hospital Do Câncer De Ourinhos, que hoje só atende a casos particulares e essa renda será para as pessoas que não podem arcar com os custos de um tratamento. Outra questão positiva é que a festa continuará de portões abertos e os shows acontecerão normalmente, sendo assim tudo que foi ofertado até hoje continuará sendo, as mudanças serão apenas estruturais, para melhor atender aos expositores.
A Prefeita ressaltou ainda que mesmo com a mudança da organização o nome continua o mesmo, pois a FAPI faz parte da história do município, é importante ressaltar que todos que participam desse grupo são voluntários hoje lutando por um mesmo ideal: A SOLIDARIEDADE, revertendo toda a renda para as pessoas que precisam que estão passando por um momento difícil que é a luta contra o câncer.
DATA DO EVENTO
A 48ª FAPI (Feira Agropecuária e Industrial) acontecerá de 07 a 15 de Junho de 2014, de sábado a domingo ou seja nove dias.
Texto/Fotos: Joana Tálita