21 de Setembro
DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER
“DIAGNOSTICANDO DEMÊNCIAS O MAIS CEDO POSSÍVEL”
Instituído em 1994 pela ADI Alzheimer’s Disease International, o dia 21 de Setembro é um dia voltado para os movimentos solidários envolvendo todas as pessoas que convivem com demência tipo Alzheimer em todo o mundo.
Atualmente cerca de 26 milhões de pessoas em todo o mundo são portadores da doença de Alzheimer (DA) e estudos realizados pela Universidade John Hopkins (EUA) concluem que até o ano 2050, cerca de 100milhões de pessoas desenvolverão a doença. No Brasil, estima-se que cerca de 1.200.000 brasileiros sejam portadores da DA, considerando cerca de 190.000 só no Estado de São Paulo.
No Estado de São Paulo, a ABRAz Associação Brasileira de Alzheimer – Regional São Paulo e suas Sub-regionais utilizam esta data para promover ações de conscientização da população sobre a importância de conhecer mais sobre a doença e atrair a atenção da mídia e dos articuladores de políticas publicas sobre a necessidade de maior investimento na saúde, principalmente considerando que a população idosa vem aumentando em muito e trazendo como decorrência, um efeito devastador sobre a economia, os sistemas de saúde e as famílias.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER – SUB REGIONAL DE OURINHOS – SÃO PAULO