Ourinhos recebeu Curso de Introdução à Geriatria
e à Gerontologia
LF Público lotou Teatro Municipal em curso considerado pioneiro na região pela presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Ourinhos sediou na última sexta-feira, 09, e sábado, 10, um Curso de Introdução à Geriatria e à Gerontologia. O evento é um projeto realizado pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e foi promovido no município pelo Governo de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, através da interlocução do vice-prefeito o médico geriatra Dr. Gilberto Severino. O curso ainda contou com o apoio do Rotary Club de Ourinhos e UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana).
A cerimônia de abertura que ocorreu na sexta-feira a noite contou com a apresentação do coral da UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade). Compuseram a mesa do evento a Prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, o secretário de saúde André Melo, a presidente da SBGG Drª. Nezilour Lobato Rodrigues e o presidente do Rotary Club Fernando Ângelo Avanzi.
A prefeita Belkis ressaltou que o expressivo envelhecimento da população brasileira é um fator importante para administração pública. “Ourinhos está em fase de envelhecimento, a expectativa de vida cresceu, o que causa o aumento da responsabilidade governo municipal. Desta forma este curso irá proporcionar o aprimoramento do nosso atendimento na área de saúde”, salientou a prefeita.
De acordo com Dr. Gilberto Severino, que foi o mentor e idealizador da proposta de trazer o curso para cidade, o maior benefício do evento é a capacitação dos profissionais da área para melhor atender aos idosos. "A maior preocupação desta gestão é a humanização da saúde. Este curso prepara o profissional para melhor tratar o idoso, o que vai de encontro a humanização da saúde", afirmou o vice-prefeito.
O secretário de saúde André Melo agradeceu a todos os colaboradores do evento e frisou a necessidade de conscientização do estudo sobre o tratamento de idosos. “É necessária a difusão do conhecimento sobre o envelhecimento da população, assim é possível proporcionarmos aos idosos uma qualidade de vida digna”, conclamou o secretário.
O Curso de Geriatria e Gerontologia foi considerado um evento pioneiro da área nesta região do estado de São Paulo pela Presidente da SBGG, Drª. Nezilour. “A SBGG será eternamente grata ao Governo de Ourinhos por proporcionar a difusão do conhecimento da ciência do envelhecimento com os profissionais da região”, salientou a presidente da SBGG.
Ainda na sexta-feira, a Drª. Nezilour ministrou a palestra Gigantes da Geriatria, após a apresentação do Dr. Paulo Henrique Migliari Carvalho, que dissertou sobre a Epidemiologia e Fisiologia do Envelhecimento. A noite ainda foi marcada por um momento de grande emoção com a homenagem in memorian ao Dr. Roald Corrêa.
O CURSO
Além dos palestrantes já citados, o curso contou com nomes renomados nacionalmente das áreas, como o Dr. Paulo Renato Canineu, Dr. Edison Iglesias de Oliveira Vidal, Dr. Ricardo Shoiti Komatsu,Dr. Valdeci Oliveira Santos Rigolin, Dr. Paulo José Fortes Villas Boas e Drª. Leonor Campos Mauad.
O curso ocorreu inteiramente no Teatro Municipal Miguel Cury. Cerca de 500 pessoas compareceram aos dois dias de evento entre estudantes universitários e profissionais da área. Também estiveram presentes na ocasião secretários municipais e funcionários públicos de várias pastas, fato que demonstra a preocupação da Prefeitura com a questão do cuidado e inserção adequada do idoso na sociedade.
De acordo com depoimento de Drª Maria Cláudia Borges e da Drª Leonor Campos Mauad, a equipe de Ourinhos demonstrou com galhardia como preparar, organizar e realizar com sucesso este tipo de curso e inclusive podem servir de referência para próximas iniciativas.