Na tarde desta quinta feira a prefeita municipal convocou a imprensa local para a coletiva de lançamento da atividade delegada quetem sido divulgada em São Paulo como um importante recurso para se colocar mais policiais em serviço, mediante convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na prática, policiais em horário de folga participam voluntariamente de um programa conjunto idealizado em um plano de trabalho e recebem por horas trabalhadas.
Basicamente, os policiais voluntários trabalham em escala extra, na folga, por 8 horas diárias, por até 10 dias no mês, conforme termos do convênio específico, e recebem valor previamente fixado.
Em Ourinhos o trabalho teve inicio na tarde desta 5ª feira, segundo o comandante do 31ºBPMI/1 Tenente Coronel Milton Roberto Dudas, essa tarde foi o coroamento de um trabalho árduo de alguns anos, juntamente com a prefeita chegamos a um consenso para levar a população de Ourinhos, mais segurança. O trabalho começa ser feito apenas com 04 policiais para que possa ser observada a parte operacional e estrutural, para que posteriormente seja expandido. Vejo com grande satisfação o início de 04 policiais no momento, sempre com a perspectiva de aumentar e trazer mais segurança para a população.
Para a Prefeita Belkis o inicio com 04 policiais é importante para se ter um controle e avaliar e por conseqüência melhorar, segundo ela o executivo indicou os locais mais críticos que precisam de um policiamento intensivo, sendo eles a Rodoviária, a FAPI e o cemitério, haja visto que a vigilância no cemitério ainda não teve inicio e na FAPI será realizada apenas aos finais de semana quando o fluxo de pessoas é maior, de acordo com a chefe do executivo a expansão da atividade delegada acontecerá para os locais onde houver maior demanda de acordo com avaliação que será feita pela comissão paritária que é formada por dois representantes do executivo e dois policiais militares, os quais se reunirão ao menos uma vez por mês para tratar deste assunto.
Tanto a Prefeita quanto o Tem Cel Dudas, afirmaram que a vigilância no cemitério deve começar ainda este mês.