Prefeitura assina documento de doação de área para a UNESP de Ourinhos 17/07/2013
ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO
Publicado em 23/03/2016

Na manhã desta terça-feira, 16, a prefeita Belkis Fernandes recebeu a coordenadora executiva da UNESP de Ourinhos Profª Drª Andrea Aparecida Zacharias e o supervisor técnico administrativo da universidade Gustavo Coiradas para a assinatura da escritura de doação de área da Prefeitura para a UNESP.

O documento prevê a doação de uma área de mais de 28.500 m² , onde a UNESP vai construir o segundo prédio que abrigará as salas de aulas e os laboratórios da universidade.

A prefeita Belkis Fernandes falou sobre o compromisso assumido pela Prefeitura para que as obras da UNESP pudessem seguir o cronograma previsto. “Há aproximadamente dois meses, tivemos uma reunião com a UNESP e nos comprometemos em cumprir tudo o que era de competência da Prefeitura, dentro dos prazos para que o cronograma da obra não fosse comprometido e hoje, antes do prazo estipulado, tenho o prazer de assinar a escritura de doação da área para que a UNESP possa consolidar seu campus próprio na cidade. Isso nos deixa feliz, porque agora ficamos na expectativa de ampliação do espaço físico e na atração de novos cursos para os próximos anos, o que vamos lutar juntos para conseguir”, destaca.

A coordenadora executiva da UNESP também falou sobre a ótima notícia. “A partir de agora podemos iniciar o segundo momento da primeira fase da construção efetiva do nosso campus universitário, que é o prédio maior, onde teremos todos os laboratórios e salas de aula, além dos grupos de pesquisa. Teremos a possibilidade de aumentar a tríade da universidade que é o Ensino, as Pesquisas e os projetos ligados a área de Extensão. É lógico que estando em um espaço fixo, sem dúvida alguma, a UNESP veio para ficar e estaremos batalhando a vinda de novos cursos. Internamente já temos aprovado o curso de Arqueologia, mas nada nos impede de trazer e desenvolver projetos para a vinda de novos cursos, de acordo com o interesse do município e da região.

A UNESP de Ourinhos atualmente conta com aproximadamente 320 alunos matriculados no curso de Geografia. “Já estamos dando entrada na solicitação do curso de pós-graduação em Geografia, o que vai nos dar uma média de 50 novas vagas, mas a cada vestibular temos a entrada de mais 50 ou 60 alunos. Aproveito a oportunidade para agradecer a prefeita Belkis, em nome da UNESP, que há 2 meses, quando nos reunimos, assumiu esse desafio, esse cuidado e olhar especial para que não haja impedimentos e atrasos por parte da UNESP em relação a continuidade da construção, ou seja, a Prefeitura tem atingido o objetivo e cumprido os prazos conforme acordado ”, frisou Andrea Zacharias.

Questionada sobre a transferência do pessoal administrativo e corpo docente para o novo campus da UNESP, já  que o primeiro prédio está em fase de conclusão, a coordenadora executiva relatou que espera realizar essa ação no próximo mês de janeiro. “A nossa previsão é que no início de 2014 possamos ocupar esse prédio. Antes disso vamos operar ainda nos dois locais, mas a partir de 2015, quando o segundo prédio provavelmente já estiver pronto, pretendemos estar com toda a estrutura da UNESP em pleno funcionamento no novo campus, e quem sabe com o curso de arqueologia pintando por ai”, pontuou.

Comentários