A Prefeitura Municipal de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, realizará de 20 a 27 de julho a 13a edição do Festival de Música. Os preparativos acontecem desde fevereiro e, há poucos dias do seu início, cresce a expectativa para mergulhar a cidade no universo musical.
“Toda a equipe da Secretaria de Cultura, com o apoio de outras secretarias da Prefeitura, já estão no clima do Festival de Música, trabalhando com afinco para o sucesso do maior dos eventos culturais que a cidade realiza ao longo do ano”, declarou o secretário de Cultura, Fernando Henrique Mella Ribeiro (Cavezali).
POLO DE EVENTOS
O FMO se caracteriza por sua programação pedagógica com diversificados cursos na área da música, permeada por shows, concertos e apresentações artísticas paralelas, que incluem desde intervenções musicais em vários pontos da cidade até as tradicionais “canjas” realizadas nas noites após a agenda oficial. Este ano, o FMO homenageia Vinícius de Moraes na música popular pelo centenário de seu nascimento e Igor Stravinsky na música erudita pelos 100 anos de sua composição “A Sagração da Primavera”.
A prefeita Belkis Fernandes acompanha de perto os detalhes da organização e sinaliza que uma das metas de sua gestão é garantir a Ourinhos o seu reconhecimento como polo turístico de eventos. “Nossa cidade é destaque na cena cultural do Estado e até do país. Seguramente temos muito a investir nesse setor, não só pelo aspecto da produção e circulação de cultura, mas também pelo desenvolvimento socioeconômico que essa atividade possibilita”, afirmou a prefeita.
ABERTURA -
Neste primeiro final de semana estão programadas quatro apresentações musicais. No sábado, dia 20, acontecem o show da cantora Vânia Bastos “Chega de Saudades do Poetinha Vinícius de Moraes”, às 19h, no SESI, e o concerto de abertura com a OSIMO (Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos), com regência do maestro Jeferson Bento e participação como solista do violoncelista e diretor artístico desta edição do Festival Antonio Lauro Del Claro, às 21h, no Teatro Municipal Miguel Cury. No domingo, dia 21, serão realizados os shows da cantora - neta de Vinícius de Moraes - Mariana de Moraes, às 16h, na Praça Mello Peixoto, e do quinteto de metais Art Metal, às 20h30, no Teatro.
Para este sábado e domingo, além da recepção dos professores e alunos será cumprida uma agenda que objetiva orientar todos os participantes sobre a semana pedagógica que se inicia na segunda-feira, 22. “Estamos primando pela excelência na organização dos cursos e atividades de grupo do festival, com o intuito de garantir o melhor aproveitamento para todos”, disse Jeferson Bento, coordenador pedagógico do festival.
CURSOS
De segunda, 22, a sexta-feira, 26, acontecerão os cursos de instrumentos e canto no período da manhã e as práticas de grupos à tarde, como: Orquestra Sinfônica, Choro, Big Band, Coral Adulto, Harmônica para Crianças e Coral Infantil com Musicalização. Também haverá cursos coletivos de Ritmos e Percussão Brasileiros, Arranjo e Improvisação, Regência, Música de Câmara e Educação Musical para Professores. Duas Master Class foram programadas: Piano Erudito e Editoração de Partituras.
A programação completa de cursos, shows e concertos, currículo dos professores e outras informações sobre o FMO podem ser conferidas no site www.festivaldemusicadeourinhos.com.br.
ATRAÇÕES
A partir da segunda-feira, 22, serão realizadas apresentações com grupos de professores, todos renomados músicos brasileiros. Na segunda, às 20h30, na Praça Mello Peixoto, acontece o show “Mestres do Popular”, com homenagem ao músico “prata da casa” Wilson Roberto Pereira (Wilsinho). Esse show será antecedido, às 19h30, no Teatro Municipal, pela encenação da peça escrita por Vinícius de Moraes, “Orfeu da Conceição”, com os alunos do curso de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e direção de Karina Zimmermann.
Na terça, 23, às 20h30 (Teatro), acontece o concerto de câmara “Entre Cordas e Madeiras”. Na quarta, 24, às 20h30 (Teatro), “Roda de Choro”. Na quinta, 25, às 20h30 (Teatro), “Quando o Erudito Encontra o Popular”. E, na sexta, 26, às 20h30 (Teatro), “Homenagem a Stravinsky e Vinícius”. Destaque para as letras de Vinícius de Moraes musicadas pelo erudito Claudio Santoro e a peça “Sagração da Primavera”, de Stravinsky, que será executada em duo de piano a 4 mãos pelo Duo Vitkowski, formado pelos pianistas Gisele Nacif (ourinhense radicada nos EUA) e Fábio Vitkowski.
ENCERRAMENTO
No sábado, 27, será realizado na Praça Mello Peixoto, às 16h, show com a cantora Maria Creuza, considerada a intérprete preferida de Vinícius de Moraes e que realizou diversos shows e gravações com o “poetinha”. À noite, às 20h30, sob a regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi, acontecerá o concerto final com orquestra e coro de alunos do Festival.