A Prefeitura de Ibirarema, por meio do Departamento Municipal de Educação, realizou na quarta-feira, dia 22 na EM Profª Augusta Novaes Coronado o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com os professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O Evento contou com a presença do Prefeito Thiago Briganó, Vice Prefeito Camachinho e equipe Gestora do Departamento Municipal de Educação.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
As ações do Pacto no município serão coordenadas pela Professora Coordenadora Miriam C. Generich e as professoras cursistas contarão com o apoio da Professora Cristiane A. Esteves que será a Orientadora de Estudos.
No curso serão desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério de Educação (MEC), tudo isso voltado para a melhoria da qualidade de ensino no ciclo da alfabetização.
“Mais que alfabetizar, é preciso alfabetizar na idade certa, ou seja até os oito anos de idade, ao fim do 3º ano do ensino fundamental. Esta é uma fase decisiva para a aquisição de conhecimentos que determinarão o sucesso escolar. O município de Ibirarema atendeu ao chamado do Governo Federal e estamos mobilizados para esta importante tarefa”, concluiu a Coordenadora Miriam C. Generich.
Os Professores alfabetizadores receberão formação continuada através do curso que será presencial e terá a duração de dois anos, com a carga horária de 120 horas por ano e para incentivar os professores o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará aos professores alfabetizadores uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 200,00.
Requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para ser professor alfabetizador:
· Ter lecionado em qualquer turma do ensino fundamental em 2012;
· Ser professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental e/ou também em classes multisseriadas);
· Seu nome tem que constar no censo de 2012.