Conforme anunciado pela Prefeita Belkis Fernandes no final do mês de abril, o sonho da casa própria se tornará realidade para mais 145 famílias. A Secretaria Municipal de Assistência Social e a CHDU (Companhia Habitacional de Desenvolvimento Urbano) informam que 4.952 pessoas estão aptas para participar do sorteio, cuja data será divulgada em breve pela CDHU.
As listas com os nomes das pessoas inscritas e que estão aptas a participar do sorteio já podem ser consultadas nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), na Secretaria de Assistência Social e também na Ouvidoria da Prefeitura (Confira endereços no BOX que segue abaixo).
As145 moradias populares estão sendo construídas pela CDHU, em parceria com a Prefeitura, no Jd. São Carlos (Conjunto Ourinhos H/I). O processo de escolha das casas se dará por meio de sorteio público, sendo que 7% das moradias são destinadas às famílias com membros portadores de deficiências graves e/ou irreversíveis (todos serão submetidos à perícia médica), 5% são para atendimento aos idosos, 4% destinadas aos policiais civis, policiais militares, agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária. Além disso, 10 residências serão destinadas à moradores em área de risco e o prazo máximo de financiamento é de 25 anos.
Estrutura
As 145 moradias seguem os padrões estabelecidos pela CDHU, sendo 73 casas com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, totalizando 43,50 m² e 72 residências com três dormitórios, sala cozinha e banheiro, total de 59,97m².
Direito de escolha da unidade habitacional
Após habilitação das famílias sorteadas, a CDHU dará às famílias habilitadas o direito de, observadas as demais condições exigidas pelo programa habitacional, escolherem, por primeiro, o número de dormitórios de sua casa e, por segundo, a sua própria moradia dentre as disponíveis no empreendimento.
As seguintes regras devem ser observadas: as famílias habilitadas por portadores de deficiência, dos idosos e dos policiais, nesta ordem, escolherão primeiro, nasequência, as demais famílias habilitadas irão escolher, sendo que as famílias mais numerosas terão prioridade.
Parapossibilitar esta escolha, a CDHU ordenará a lista das famílias dos portadores de deficiência, dos idosos, dos policiais e das demais famílias habilitadas, classificando-as na ordem decrescente do número de integrantes de cada núcleo familiar e resolverá os casos de empate entre famílias com igual número de integrantes sempre com preferência pela família que por primeiro foi sorteada.
Endereços dos locais onde estão disponíveis as listas com os nomes das pessoas aptas para o sorteio:
* CRAS I- Rua Celestino Lopes Bahia nº 1051, Vila São Luiz, Tel. 3326-6764.
* CRAS II– Rua Vicente Ernesto de Lucas nº 550, Conjunto Residencial Helena Braz Vendramini, Tel. 3324-2384.
* CRAS III– Avenida Domingos Camerlingo Caló nº 3120, Vila Musa, Tel. 3322-8846.
* CRAS IV– Rua Osório Alves da Silva nº 565, Parque Minas Gerais, Tel.: 3335-3355.
* Secretaria Municipal de Assistência Social: Rua Do Expedicionário nº 580, Centro, Tel.: 3302-6300.
* Ouvidoria da Prefeitura: Travessa Abrahão Abujamra nº 62 – Centro.