Belkis acompanha obras de revitalização do Cemitério Municipal 26/04/2013
ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO
Publicado em 23/03/2016

 

Assim que assumiu o governo, a Prefeita Belkis Fernandes anunciou que uma de suas metas para os primeiros 100 dias era o início da obra de revitalização do Cemitério Municipal e, nesta quinta-feira, 26, a chefe do Executivo acompanhou ‘in loco’, juntamente com o secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho (Betão), a execução da primeira etapa das obras.

         A prefeita elogiou os trabalhos e falou sobre o objetivo da revitalização. “A população reivindicava essa obra. Nosso intuito é proporcionar carinho e cuidado com as pessoas, dando um pouco mais de estrutura e alento aos cidadãos que vão ao local  para orar ou relembrar de seus familiares e amigos. Vejo que a primeira parte das obras já está quase concluída”, destacou.

         De acordo com o secretário de Obras Betão, as obras de infraestrutura estão praticamente concluídas. “Estamos finalizando a instalação das galerias pluviais, que vão servir para captar a água superficial das ruas do local. As obras para pavimentação asfáltica na parte mais nova do cemitério como aterramento, compactação, nivelamento e pintura para a base de asfalto já estão prontas. Além de asfaltar todas as ruas novas, vamos recapear as demais, para facilitar o trânsito das pessoas”, explicou.

         O recurso de R$ 500 mil que será aplicado na revitalização do cemitério é oriundo da devolução do duodécimo da Câmara Municipal, pois logo nos primeiros dias de mandato a prefeita Belkis decidiu que faria esse investimento.

As obras

O projeto de revitalização do cemitério contempla também a modernização da recepção, reforma do espaço para a realização de cultos ecumênicos, instalação de banheiros (inclusive com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais), substituição da escadaria da entrada por uma rampa de acesso e a uma grande novidade: será a construída uma praça onde atualmente funciona o ossário, com bancos, árvores e flores, tornando o local agradável para as pessoas descansarem.

A atual capela será reformada e transformada em um moderno espaço ecumênico, que servirá para acolher com mais carinho e conforto os visitantes durante as celebrações e cultos religiosos, além de contar com uma ampla área de sombra e ser um local onde todos poderão fazer suas orações.

                 Paisagismo

        A Secretaria de Serviços Urbanos já efetuou o plantio de mais de 200 árvores para compor o paisagismo do cemitério, assim como fará a preservação e a poda das árvores sadias. “Ao final das obras estruturais também faremos a limpeza total e a pintura do cemitério”, informou o secretário Edson Carnevale.

Para integrar o paisagismo do cemitério serão plantadas as seguintes espécies e quantidades de árvores e plantas:

 

* 750 mudas de ophiopogon (plantas ornamentais que ficam nos pés de arvores),

* 70 mudas de quaresmeiras rosas e roxas (porte de 1,70 a 2,50 mts),

* 90 mudas de Resedá (porte de 3,00 mts),

* 70 mudas de Cássia Mandurana (porte de 3,00 mts),

* 1.200 mudas de mini rosas caipira,

* 26 mudas de grevilha anã (porte 1,5 mts).

Comentários