Na manhã desta quarta-feira, 24, o prefeito da cidade de Presidente Prudente Milton Carlos de Mello esteve em Ourinhos, acompanhado de seu secretário de Saúde Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade e o diretor de saúde Dr. Nereu Oguido e recepcionado pelo Secretário Municipal de Saúde André Mello, para conhecer as instalações e o funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ourinhos.
O prefeito elogiou e serviço e afirmou que a unidade de Ourinhos servirá como referência para a instalação de duas UPAs em sua cidade.“No ano passado eu já havia conversado sobre a UPA com o então prefeito Toshio Misato e agora acertamos com a prefeita Belkis Fernandes e o secretário de saúde André Mello essa visita para conhecer de perto o funcionamento da UPA. Presidente Prudente foi contemplada pelo governo federal com duas Unidades de Pronto Atendimento e estando aqui pude conhecer não só a UPA, mas também o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pelo que percebi está prestes a entrar em funcionamento aqui em Ourinhos”, relatou o prefeito de Prudente.
Milton Mello presenciou diversos atendimentos. “Vamos levar uma imagem muito boa da UPA daqui. Conversamos com o pessoal da prefeita Belkis, o secretário André Mello, a ex-secretária Lúcia Tutui que mostram muito conhecimento e agora aqui ‘in loco’ percebemos a modernização, o bom atendimento e a atenção às pessoas. Desta forma levaremos uma boa impressão e na próxima semana voltaremos aqui. Hoje viemos com uma pequena equipe da prefeitura de Prudente, mas da próxima veze quero que trazer o administrativo da nossa secretaria de saúde e nosso Secretário de Administração para que possamos utilizar Ourinhos como referência, pois se conseguirmos implantar isso em Prudente, tenho certeza que a nossa população será muito bem atendida”, destacou.
O secretário de Saúde de Presidente Prudente, Dr. Sérgio Cordeiro falou sobre a visita a UPA de Ourinhos. “Temos unidades de pronto atendimento em Prudente e, como conseguimos duas UPAs para a cidade, viemos conhecer a de Ourinhos, que já está em funcionamento de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Viemos aprender como fazer um atendimento no nível da UPA, que tem humanização e um fluxo diferente do que já fazemos na nossa cidade. Aqui há a classificação de risco na porta, onde são separados os pacientes conforme a gravidade. Gostamos muito da UPA daqui e sem dúvida vamos utilizá-la como referência para a implantação das nossas unidades lá. Ourinhos está de parabéns, a UPA está muito bem montada, bem estruturada e de acordo com o que o Ministério da Saúde exige, pois caso contrário os recursos não vem”, enalteceu.
O secretário municipal saúde André Mello falou sobre a importância da visita. “Quando falamos em UPA e SAMU isso tudo é novidade para outras cidades e outros prefeitos. Isso mostra o pioneirismo de Ourinhos , pois municípios até maiores ainda não conseguiram implantar esse sistema que estamos iniciando. Sabemos que há ajustes a serem realizados, mas estamos trabalhando para isso. Essa visita do prefeito Milton demonstra que Ourinhos está buscando esse aprimoramento para bem atender a nossa população”, finaliza.
Atendimento na UPA desafoga Pronto Socorro da Santa Casa
Desde que entrou em funcionamento a UPA de Ourinhos desafogou consideravelmente o pronto Socorro da Santa Casa, que ficou responsável apenas pelos atendimentos de urgência e emergência de alta complexidade.