Na manhã do último dia 10, os integrantes da UGL (Unidade Gestora Local) de Ourinhos, responsáveis pela Gestão do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), popularmente conhecido como “Super Praça”, visitaram a obra que está sendo construída no Recanto dos Pássaros ao lado da Creche Pró-Infância.
Estavam presentes a secretária de assistência social Maria Aparecida Finotti (Cidinha), o secretário de cultura Fernando Henrique Mella Ribeiro (Cavezali), o secretário de Esportes e Recreação Newmar José Sackis e representantes das Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano. Na ocasião, eles aproveitaram para tratar do início do processo de mobilização social, que tem como objetivo discutir a composição do Grupo Gestor e a elaboração do Plano de Gestão do novo equipamento, com reforço nas diretrizes do Ministério da Cultura para o processo de Mobilização Social e sua implantação física.
Os membros da Unidade Gestora Local ficaram impressionados com o andamento das obras da super praça, que terá uma dimensão de 3.000 m². As obras estão sendo construídas com recurso no valor de mais de R$ 2 milhões.
A finalidade desta super praça é constituir um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Saiba o que fará parte do Centro de Artes e Esportes Unificados de Ourinhos
Integrarão o CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados de Ourinhos os seguintes equipamentos: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; jogos de mesa; espaço criança; equipamentos de ginástica; playground; kit básico esportivo e pista de caminhada.
Os CEUs são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010. A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos. A previsão do ministério é abrir 360 CEUs das Artes e do Esporte em 325 municípios. Desse total, 30% já estão em obras.
Encontros regionais sobre os CEUs
Foi realizado em São Paulo no final do mês de março, a 2ª edição dos Seminários Regionais dos Centros Unificados das Artes e do Esporte (CEUs), que são realizados pelo Ministério da Cultura nas cinco regiões brasileiras.
Os seminários regionais representam uma das etapas do processo de capacitação dos gestores municipais e da comunidade envolvida no trabalho de Mobilização Social. O objetivo é discutir a composição do Grupo Gestor e a elaboração do Plano de Gestão do novo equipamento com reforço nas diretrizes do Ministério da Cultura para o processo de Mobilização Social e sua implantação física.
Segundo Silvana Tamiazi, coordenadora geral de Gestão e Mobilização Social do Ministério da Cultura, comparando os seminários regionais realizados em 2012 com os de 2013, constata-se uma maior participação dos gestores e melhor compreensão do programa com relação às ações de mobilização social.