Prefeitura alerta sobre legislação referente a espaço em calçadas para acomodação de árvores 14/03/2013
22/03/2016 20:35 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA), alerta os proprietários de imóveis sobre a existência de legislação municipal que determina um espaço mínimo em calçadas para a acomodação adequada das árvores.

Segundo o engenheiro agrônomo Wanderley Perez, técnico responsável pela expedição dos laudos de vistorias em espécies arbóreas da SMMAA, o Decreto municipal 6251/2012, prevê a obrigatoriedade de se deixar um espaço mínimo de 60x60x60x60 centímetros nas calçadas, conhecido como berço de plantio, para que as raízes possam sobreviver adequadamente, viabilizando a entrada de sol e água, principais fontes de vida das árvores.

Continuando, o engenheiro alerta: "Diversos fatores podem comprometer a fitossanidade das árvores, todavia, por desconhecimento, as pessoas acabam comprometendo as raízes das árvores ao bloquearem com cimento todo o berço de plantio durante a construção de calçadas. Isso é grave, pois causa o apodrecimento das raízes e, consequentemente, a morte da árvore, causando risco iminente de queda, principalmente em períodos de chuvas e ventos".

Serviço - Para mais esclarecimentos, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, conta com um corpo técnico para atender toda a população. O horário de funcionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura é das 08h às 18 horas de segunda a sexta-feira, ininterruptamente. A SMMAA localiza-se na Rua Monsenhor Córdova, n] 46, Centro e o telefone de contato é o (14) 3324-6563.

 

Calçada que não deixou o espaço para o berço de plantio, um dos principais causadores do apodrecimento das raízes de árvores na área urbana. Detalhe: tronco apresenta inicio de ressecamento

COMENTÁRIOS