Ourinhos - EMEI Manuel Bandeira conquista 1º lugar com projeto "Brasil no Prato da Escola" 05/03/2013
22/03/2016 17:24 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

Pelo terceiro ano consecutivo a EMEI Manuel Bandeira conquista lugar de destaque no Prêmio “Construindo a Nação”, tendo sido a escola infantil do Estado de São Paulo a ganhar o 1º lugar com o projeto “Brasil no Prato da Escola”, idealizado pela Profª Maria Teresa Degaspari Salles. O prêmio será recebido em solenidade a ser realizada na próxima segunda-feira, 11 em São Paulo.

A Profª Maria Teresa, juntamente com Simone Fernandes Arruda Crisci Manzano, que era a diretora da EMEI Manuel Bandeira no ano passado, explicaram que o projeto consistiu em introduzir, de forma lúdica, alimentos como legumes, verduras e temperos como o cheiro verde na alimentação das crianças. “Fizemos o projeto em parceria com os pais e algumas empresas para conseguirmos os produtos para desenvolvermos o projeto, sendo que para inserir esses alimentos na alimentação da criança, o que víamos ser difícil na alimentação regular na escola, começamos a desenvolver receitas como pão de cebolinha, pão de cenoura, bolo de milho, entre outras, para despertar interesse nas crianças em comer esses alimentos, o que foi um sucesso. Tivemos orientação de uma nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, quanto aos alimentos, higiene na hora de manipulá-los, pois os alunos literalmente colocavam a mão na massa para o preparo desses alimentos, utilizando avental e touca”, destacou a professora Maria Teresa Salles.

“Outro fator importante com o desenvolvimento do projeto foi que os alunos tiveram noções de matemática e português nas receitas, conheceram palavras, aprenderam o que são as medidas utilizadas nas receitas, trabalharam a questão da partilha, quantidade de ingredientes utilizados, tudo isso de forma lúdica. Conseguimos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, através da então presidente Yoko Misato, levar os alunos a conhecer a horta comunitária do Jd. Itamaraty, possibilitando que eles pudessem saber o que é uma horta e como os produtos são cultivados até chegar à mesa. Também apresentamos a eles um pé de maracujá, mostramos árvores como acerola que temos na escola, enfim, foi uma verdadeira descoberta”, acrescentou Simone Manzano que aproveitou e agradeceu todos os professores e funcionários da EMEI Manuel Bandeira pela dedicação e colaboração com o desenvolvimento do Projeto.

Para receber o prêmio em São Paulo estarão presentes além da professora Maria Teresa Salles, a Secretária Municipal de Educação Profª Maria Tereza Paschoal de Moraes, alguns alunos e seus pais, a diretora da EMEI Manuel Bandeira Jussara Rodrigues Correia de Oliveira e representantes da escola.

Mães elogiam o projeto

O Prêmio “Construindo a Nação” é promovido pelo Instituto da Cidadania do Brasil, a Fundação Volkswagen e a Confederação Nacional das Indústrias, por meio do SESI e recebeu elogios de mães de alunos que participaram do projeto.

Para Ana Paula Geraldo que é mãe da pequena Amanda de quatro anos, após o projeto sua filha passou a comer mais. “Antes a alimentação dela era bem limitada, ela comia pouco, agora ela participa do preparo da salada comigo em casa. Antes ela não gostava muito de legumes e agora passou a comer em maior quantidade. Levei as receitas pra casa, fiz pão, bolo de milho que antes ela tinha receio e agora come. O projeto foi muito bom”, elogiou.

Juliana Maximiano da Silva contou que seu filho Natan de 5 anos, que “já era bom de garfo acrescentou novos alimentos à sua refeição. A visita que  fizeram à hora comunitária foi muito importante. Ele ficou encantado com a terra, os produtos brotando e até me ajuda no preparo em casa. Percebo que a auto estima deles aumentou, a questão do ‘eu fiz, eu posso’, foi muito importante, assim como a questão de ordem dos ingredientes, enfim, cada coisinha que ele aprendeu acrescentou muito no aprendizado dele”, destacou.

O“Prêmio Construindo a Nação”

O Prêmio “Construindo a Nação” foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.

Criado no Estado de São Paulo mediante parceria do Instituto de Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Indústria, o prmêmio alcançou 25 estados. Até o ano de 2011, 5.140 escolas de todo o Brasil participam, mobilizando e envolvendo mais de seis milhões e meio de estudantes.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também de sua cidade, estado e país.

Fonte: Acessoria.
Web Rádio Sela de Ouro
Aki o Coice Bate Forte
Acontecendo você fica sabendo

Profª Maria Teresa, a ex-diretora da EMEI Manuel Bandeira, Simone Manzano, com representantes da escola e alguns dos alunos e mães que vão a São Paulo receber o prêmio “Construindo a Nação”

Alunos participantes do projeto “Brasil no Prato da Escola”, que conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Infantil.

Com avental e touca, os alunos com a “mão na massa” durante preparo das receitas que levaram à conquista do 1º lugar.

COMENTÁRIOS