A Prefeitura de Ourinhos iniciou nesta semana um inédito trabalho integrado entre as Secretarias da Sáude, Serviços Urbanos e SAE com o intuito de limpar terrenos baldios e áreas verdes para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
O plano de ação é de extrema importância, pois, até o último dia 27, foram confirmados 24 casos de dengue na cidade, sendo 16 autócotnes (contraído no próprio município) e 8 importados.
“Estamos vivenciando um verão chuvoso e os casos de dengue começam a aparecer, pois a proliferação do mosquito está diretamente ligada às condições ambientais”, explica a diretora da Vigilãncia Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri.
O trabalho da equipe de agentes de controle de vetores também está sendo primordial, pois assim que a doença é confirmada, imediatamente inicia-se um bloqueio em um raio de 200 metros da residência do morador infectado. “A equipe visita todas as casas para verificar a possibilidade de existência de criadouros do Aedes Aegypti. Além disso, fazem orientações e aplica-se veneno onde é necessário”, conta.
Na última quarta-feira, 27, o mutirão de limpeza foi realizado no CDHU- Vila Brasil. “A dengue se alastra por dois motivos: o homem e os terrenos sujos. A população precisa se conscientizar e verificar constantemente se existe água parada em casa. É importante ressaltar também que nos primeiros sete dias da doença, o homem transmite a dengue para o mosquito e, por isso, ao surgirem os sintomas as pessoas devem ficar resguardas em casa, evitando ao máximo a picada do mosquito”, diz Béccheri.
Mutirão
O mutirão de limpeza será realizado em todos os bairros de Ourinhos. Nos próximos dias, haverá a divulgação de um cronograma para que os moradores tenham ciência e consciência de quando colocar entulhos e outros descartes nas ruas, pois assim a Prefeitura poderá recolher todos os materiais e os bairros permanecerem limpos e longe da dengue.
Também estão previstas ações educativas tanto nas escolas, como também em associações de bairros e demais entidades, já que a união de toda a cidade pode livrar Ourinhos da doença.
Fonte: Acessoria.
Web Rádio Sela de Ouro
Aki o Coice Bate Forte
Acontecendo você fica sabendo
Na foto os agentes de controle de vetores em ação nas casas do CDHU