No último sábado, 23, a Prefeitura de Ourinhos através da Secretaria de Cultura realizou a aula inaugural do ano letivo 2013 da Escola Municipal de Música “Maestro Américo de Carvalho” (EMMAC). Os veteranos e os novos alunos conheceram as novidades para o ano e assistiram a apresentação de 12 peças musicais eruditas e populares, executadas pelos professores da EMMAC, incluindo os novos contratados. Antes e durante as apresentações, os professores fizeram explicações didáticas das peças apresentadas e dos instrumentos utilizados.
A Prefeita Belkis Fernandes esteve presente na aula inaugural, deu as boas-vindas aos alunos e reafirmou seu empenho na melhoria constante da qualidade do ensino da EMMAC. O secretário de Cultura, Fernando Henrique Ribeiro (Cavezali), informou que a partir deste ano o ingresso na escola de música deixa de ser anual e passa a acontecer também no meio do ano, permitindo que novos alunos possam ingressar a cada semestre.
Investimentos feitos na contratação de novos professores e chefes de Núcleos de Regência no início da gestão da prefeita Belkis sinalizam que além da música popular, a música erudita também passa a ter atenção especial dentro da escola. “Vamos apoiar a Orquestra Sinfônica de Ourinhos, tornando-a mais presente na vida musical da cidade, realizando mais apresentações, de forma que as crianças e adolescentes tenham contato com mais instrumentos e tenham maior e melhor condição de escolha. Hoje, ser músico no Brasil, sobretudo na área da música erudita, já pode ser uma escolha de carreira não só pela vocação e interesse como também pelo aspecto da remuneração. Um músico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, por exemplo, ganha atualmente, em média, R$ 16 mil por mês”, destacou Cavezali.
Na ocasião, os presentes também puderam conhecer, além dos professores, o coordenador da EMMAC, Robson Marchesani, e o diretor de Atividades Pedagógicas, maestro Jeferson Bento, que acumula a função de regente da Orquestra Sinfônica de Ourinhos. Também foram apresentados os novos chefes de Núcleos de Regência, que ajudam a coordenar as atividades pedagógicas em suas áreas específicas, assim como a formação de grupos de repertório.
Festival de Música 2013
Durante a aula inaugural, os alunos da EMMAC foram informados que o compositor popular homenageado este ano no Festival de Música de Ourinhos, devido a seu centenário, será Vinícius de Moraes. “E pela primeira vez, teremos também um compositor homenageado da música erudita, que será Igor Stravinsky, cuja obra ‘Sagração da Primavera’ também completa seu centenário neste ano”, destacou o secretário Cavezali.
A homenagem ao músico “Prata da Casa”, que em 2012 reverenciou o guitarrista Jairo Cavalcanti, este ano será dedicada ao trompetista e regente Wilson Roberto Pereira, o “Wilsinho”, neto do saudoso maestro Américo de Carvalho, que dá nome à Escola Municipal de Música. A escolha do homenageado foi uma sugestão do secretário de Cultura, Fernando Cavezali, em acordo com a coordenação e direção da EMMAC, com total aceitação da prefeita Belkis. “Será uma justa homenagem que o Festival de Música da nossa cidade prestará a esse brilhante músico ourinhense”, afirmou a prefeita.
Fonte: Acessoria.
Web Rádio Sela de Ouro
Aki o Coice Bate Forte
Acontecendo você fica sabendo