TSE LACRA SOFTWARES QUE SERAO USADOS NA URNAS ELETRONICAS. 07/09/2012
20/03/2016 23:11 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

TSE LACRA SOFTWARES QUE  SERAO USADOS NA URNAS ELETRONICAS.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou nesta quinta-feira (6) a assinatura digital e a lacração dos softwares que serão utilizados nas urnas eletrônicas das eleições municipais de outubro. A medida de segurança que marca a contagem regressiva de um mês para o primeiro turno da votação foi acionada pela presidente da corte eleitoral, ministra Cármen Lúcia.

O chefe do Judiciário, Carlos Ayres Britto, e do Ministério Público, Roberto Gurgel, participaram da solenidade, na sede da Justiça Eleitoral, para avalizar a transparência do processo. Também compareceu ao evento o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra. A cerimônia é realizada com o objetivo de garantir a segurança e a credibilidade dos programas de informática desenvolvidos para administrar a eleição.

“As mídias estão devidamente resguardadas e, a partir deste momento, temos a segurança do cidadão de que tudo que vai acontecer, em termos do dever do TSE relativamente ao sistema, está registrado, anunciado e resguardado”, afirmou Cármen Lúcia.

Após receberem os lacres físicos e digitais, uma cópia dos sistemas, gravada em DVD, foi guardada pelas autoridades dentro da sala cofre do TSE. Cópias dos sistemas assinados no tribunal também serão instaladas nos próximos dias nos equipamentos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que irão organizar o pleito municipal.

Segundo a assessoria do tribunal eleitoral, a assinatura digital assegura que o software da urna não foi modificado de forma intencional e não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura. Se a assinatura digital for válida, enfatiza o TSE, significa que o arquivo não foi modificado. A assinatura também assegura a autenticidade do programa, confirmando que o programa tem origem oficial e foi gerado pela Justiça Eleitoral.

COMENTÁRIOS