Ourinhos receberá pela primeira vez uma Ópera Completa 15/04/2013
22/03/2016 22:55 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

Nesta quarta-feira, 17, Ourinhos recebe, às 20h30 no Teatro Municipal Miguel Cury, a ópera completa "Bastien & Bastienne", de Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação é da Filarmônica da USP de Ribeirão Preto e traz a participação de 30 artistas entre músicos da orquestra e cantores.

O concerto tem direção artística de Rubens Russomano Ricciardi, regente da USP-Filarmônica e direção cênica de José Maurício Cagno. Traz Priscila Cubero como Bastienne, David Araujo como Bastien e Carlos Gonzaga Bastos Junior como Colas.

O evento é de realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos,  por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP e do curso de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. “A ideia de trazer a Ópera e oferecê-la ao público gratuitamente é para poder democratizar esse tipo de espetáculo. Nem sempre as pessoas que gostam desse estilo ou que gostariam de assistir têm como chegar nos locais onde são exibidos, geralmente em grandes Teatros de cidades maiores e capitais”, falou o Secretário de Cultura Fernando Henrique Mella Ribeiro (Fernando Cavezali).

A diretora do Teatro Municipal Daniele Gonçalves afirma que o público ourinhense terá a inédita e peculiar oportunidade de apreciação de um espetáculo como esse. “Ele foi cuidadosamente estudado para a apresentação em nossa cidade. Devido às exigências do canto, estrutura musical e dimensões da sala, o Teatro Municipal “Miguel Cury” será adaptado para esta montagem. Tenho certeza que será uma grande noite, que ficará marcada em nossa história cultural. Pela primeira vez veremos uma ópera completa aqui” definiu.

Bastien & Bastienne" é uma das primeiras obras de Mozart e composta quando ele tinha 12 anos de idade, com inspiração na peça de Jean Jaques Rousseau, "Le Devin Du Village", sendo muito bem recebida pelo público.

O enredo aborda a história de amor entre Bastien e Bastienne, camponeses apaixonados de um pequeno vilarejo. O amor é posto à prova quando Bastien conhece uma jovem abastada da cidade.

Desesperada e almejando reconquistar seu grande amor, Bastienne recorre à ajuda do Mago Colas. Com sofisticados recursos musicais, a trama se desenvolve em torno dos conselhos dados pelo feiticeiro aos dois jovens. “Sua história de amor repleta de ironia sobrevive aos tempos não só por seu valor literário, numa popularidade sempre atual, mas também porque marca o início das atividades de Mozart como compositor, mostrando uma ainda mais rara maturidade artística de um menino de 12 anos que já sabia superar os padrões de sua época”, afirma o direto artístico e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

A obra é um “singspiel”, uma forma de drama musical alemão, e uma ópera camerística, que tem origem nas apresentações musicais realizadas dentro das residências. Diversos autores literários contribuíram para a elaboração do libreto, o texto usado na peça: F. W. Weiskern, J. H. Müller e J. A. Schachtner, inspirado em M. Favarat e H. de Guerville.  “Raros, aliás, são os casos, não só em Mozart, mas em toda a história da música, de uma única ópera na qual atuaram tantos libretistas”, explica o maestro Rubens.

Na semana passada, Ourinhos recebeu “La Boheme”, um espetáculo adaptado que compõe o Programa de Ópera Curta, ou seja, um espetáculo de teatro musical, de criação original e exclusiva, baseado em óperas famosas. Nesta quarta-feira, Ourinhos verá pela primeira vez, uma Ópera completa com execução fiel da obra, sem adaptações.

 

Sobre o maestro e diretor artístico Rubens Ricciardi

 

O maestro Rubens Russomano Ricciardi é professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Professor responsável pela USP Filarmônica desde 2011, é também o fundador e diretor-artístico do Ensemble Mentemauque e do Madrigal Ademus. Diretor-artístico do 46º Festival Música Nova Gilberto Mendes. É formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP em São Paulo com especialização pela Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha), mestrado em Estética Musical, doutorado em Musicologia Histórica e livre-docência em Composição e Linguagem Musical pela USP.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência no Teatro Municipal Miguel Cury, a partir desta terça-feira, 16. O Teatro fica na Rua 9 de Julho, 496 e o telefone para mais informações é o 3302.1400

Data: 17 de abril, quarta-feira, às 20h30.

COMENTÁRIOS