CAPS conquista recurso para implantação de programa de rádio 09/04/2013
22/03/2016 22:31 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

O CAPS II de Ourinhos- Centro de Atenção Psiciossocial Dr. Paulo Correia dos Santos- comemora a conquista de um recurso do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, no valor de R$ 15 mil para colocar em prática um Programa de Rádio.

         Segundo a coordenadora Priscila Rabelo de Souza, a aprovação é um incentivo financeiro destinado à aplicação do projeto selecionado na III Chamada de Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial (RAPS), que é a implantação de uma Oficina de Rádio: “A Rádio Pangaré Metropolitana”.

         Ourinhos foi uma das cidades contempladas dentro de um universo de 101 projetos selecionados. O repasse é feito pelo Fundo Nacional de Saúde diretamente ao Fundo Municipal de Saúde, cuja execução financeira  varia de acordo com a legislação local, o que reforça a importância da articulação da iniciativa/empreendimento com a Secretaria Municipal de Saúde.

         “O desenvolvimento desse projeto será muito importante em relação à inclusão social dos usuários do Caps. Também refletirá na autonomia como cidadãos e faz parte das propostas da atenção psicossocial”, conta a coordenadora.

         De acordo o projeto, inicialmente os usuários do CAPS interessados em participar da oficina serão levados à uma emissora de rádio da cidade a fim de conhecer o funcionamento, a elaboração e a organização da programação, visando subsidiar a criação de quadros a serem divulgados na emissora. Posteriormente, serão desenvolvidas gravações dos quadros da oficina de rádio com os usuários, que serão gravados e editados no laboratório da AABIP (Associação Amigos da Biblioteca Pública) de Ourinhos.

         Os programas produzidos, além da divulgação entre os usuários e familiares no ambiente do CAPS, serão divulgados em uma emissora comercial e via Web para a sociedade em geral. O projeto e a produção dos programas terão diálogo e acompanhamento da equipe do CAPS, multidisciplinarmente e com bases éticas, humanizadas e cidadãs.

O CAPS foi implantado em Ourinhos em 2006 e visa acolher e oferecer tratamento a pessoas com sofrimento psíquico, através de uma rotina de atividades terapêuticas com base na reabilitação psicossocial, sendo direcionado por uma equipe multiprofissional,

Serviço:

O CAPS II de Ourinhos funciona na Travessa Treze de Dezembro, nº 46 – Centro de Ourinhos. Seu telefone é o (14) 3326-9256.

COMENTÁRIOS