Ourinhos participará da ?Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis e HIV? 28/03/2013
22/03/2016 22:11 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde e para celebrar a dada o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde propõe uma Mobilização Nacional utilizando a estratégia do “Fique Sabendo”.

Em Ourinhos a Prefeitura Municipal, atendendo a proposta do Ministério da Saúde, vai promover a mobilização nos dias 02 e 04 de abril, por meio da Secretaria da Saúde, que realizará coletas de testes rápidos para Sífilis e HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA/ COAS e no Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas-SAEDI.

A campanha objetiva incentivar o diagnóstico precoce e fornecer tratamento oportuno, já que o HIV e a Sífilis são Doenças Sexualmente Transmissíveis em qualquer tipo de relação desprotegida (sem uso da camisinha).

Quem pode fazer o teste?

Todas as pessoas interessadas poderão fazer o teste rápido, que é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem e o resultado sai em 20 minutos. Se a resposta for negativa, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é realizado outro teste para confirmação.

Já o teste de triagem de sífilis emite o resultado em até 15 minutos e é importante ressaltar que o resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais, não tendo necessidade de repetição em laboratório.

Em relação ao HIV, após a infecção o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Em virtude disso, é recomendável fazer o exame após esse período.

Serviço- Para fazer os testes, basta comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/COAS), que fica localizado na rua Dom José Marelo, nº 385na Vila Mano ou no Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas (SAEDI),rua Wenceslau Braz nº 39, Vila Mano.

COMENTÁRIOS