NOVAS SACOLAS COMEÇAM A CIRCULAR EM SP. 06/04/2015
25/03/2016 16:31 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

Começou a valer definitivamente neste final de semana a lei que determina o uso de sacolas especiais no comércio de São Paulo. Produzidas com matéria prima renovável, a nova sacola é considerada menos nociva ao meio ambiente e um pouco mais cara, segundo os comerciantes. Em alguns locais, inclusive, é possível que o consumidor pague para adquirir cada sacola no padrão determinado pela prefeitura.

As novas sacolinhas poderão servir como sacos de lixo, já que são mais resistentes e mais ecológicas. Atualmente, dois modelos são oferecidos: as das cores verde, para lixos recicláveis, e cinza, para material orgânico e rejeitos.

“Nós gastamos R$ 1 bilhão para varrer rua em São Paulo. Eu entendo que isso não é investimento, é gasto, quase um desperdício. Se a gente criar uma mentalidade em que as pessoas deixem de depositar o lixo na rua e reverta isso para a reciclagem, nós vamos ter uma cidade mais limpa, mais sustentável. Esse projeto é muito importante para nós porque vai criar uma mentalidade nova na cidade”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Em primeiro momento, a prefeitura pretende fazer uma fiscalização baseada na advertência, orientando sobre o descarte de lixo. “Nossa intenção não é criar uma indústria de multa. Não é esse o objetivo. Nós sabemos que é uma mudança cultural, que vai exigir algum tempo. Vamos criar uma política de resíduo sólido”, disse.

Com a implantação da nova lei, fica proibida a venda e distribuição de sacolinhas brancas comuns. Além das cores diferenciadas, as novas sacolinhas têm impressas orientações sobre o descarte correto de resíduos e educação ambiental. Caso o estabelecimento comercial deseje utilizar um modelo de sacola menor, deverá utilizar embalagens feitas por qualquer outro material que não seja plástico.

Fontes: Terra

COMENTÁRIOS